domingo, 13 de fevereiro de 2011

Concreto # Cultura Urbana e Contracultura

São Paulo

Arte urbana e contracultura são as principais diretrizes do mais novo centro de cultura paulistano, inaugurado em novembro de 2010, com a proposta de incentivar, democratizar e mostrar as diferentes formas de expressão que afloram na cidade grande. 


Uma casa construída nos anos 20, localizada na Vila Madalena, é a sede desse lugar que concentra exposições, ateliê, loja de produtos artísticos e espaço para cursos, que falam sobre assuntos relacionados ao tema. 

O acervo artístico da casa inclui obras de famosos artistas de rua da cidade, além de novos nomes que surgem no cenário. Desde a street art marginal de Feik até as luminárias feitas com objetos descartados de Alê Ferro (também arquiteto da casa), passando pelo pós-modernismo das telas de Vanderley Lopes, Leandro Cunha, as ilustrações retro-pop de Sergio Barbo e a “arte-sacra torta” de Jonnhy Lazz.  

A arquitetura, projetada por Alê Ferro, une sustentabilidade a design. A reforma do local foi feita a partir do reaproveitamento de materiais já utilizados, com madeiras virando banco, rampa feita a partir do antigo piso, reforma de cadeiras e a reutilização das janelas, além de alguns objetos que foram resgatados de ferro-velho. 

Na área externa há um lounge com wi-fi, decorado com toques de arquitetura modernista, por um painel feito pelo artista Leandro Cunha, além de uma jabuticabeira plantada nos anos 1920, concreto aparente e uma parede de plantas. 

É nesse espaço, com trilha sonora baseada em bandas que, de algum modo, revolucionaram a música urbana, de Velvet Underground e John Coltrane a Mutantes e Secos & Molhados, que o visitante encontra diversificadas opções gastronômicas: comida vegetariana contemporânea, petiscos, sobremesas, além de drinks, cafés e chope artesanal da microcervejaria de Campinas, Bamberg. 

Por fim, a loja da Concreto oferece uma seleção de produtos de artistas e designers brasileiros e livros sobre contracultura, cultura urbana, movimentos revolucionários, música e arte.  

Serviço:

Concreto # Cultura Urbana e Contracultura
End.: Rua Fradique Coutinho, 1209 – Vila Madalena – zona oeste – São Paulo
Tel.: (11) 2615 8555

Fonte: cidadedesaopaulo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário